IGREJA E EDUCAÇÃO E A SUA INFLUÊNCIA NO
BRASIL COLONIAL
Introdução
Este presente artigo aborda o período
do Brasil colônia e ressalta alguns parâmetros desse
tempo como a Igreja e a educação, sendo assim explorando novos pontos de vista
sobre a formação do conhecimento nesse período que foi o avanço da formação dos
brasileiros. Ao qual foi a através da colonização dos portugueses que novos
conceitos, paradigmas e concepções são abordados e questionados. Sendo
assim explorando por exemplo concepções em que a igreja católica proporcionou a
formação social, a catequização e deixou conhecimentos até os até os dias
atuais no Brasil. Vale salientar que a educação também foi bastante explorada
pela a igreja católica e que novos conhecimentos e percepções puderam ser
alcançada pelo processo de evolução da educação.
O período do
Brasil colônia foi um tempo que trouxe novas formações para o ser humano, sendo
assim novas culturas, povos e conhecimentos puderam se reunir no Brasil. Sendo
assim essas transformações de outrora deixou resquícios na formação da
sociedade atual. Um grande exemplo foi a educação que até os dias atuais o
Brasil possui como cursos mais procurados o de medicina e o direito.
Essa
transformações sociais através do descobrimento do Brasil puderam ser ampliados
e os povos já existe nesse local, tiveram contato com outras formas de vidas.
Desta forma com essa aproximação dos português ao Brasil, novos povos com o
passar dos anos adentram ao Brasil. Um grande exemplo foram os africanos, pois
muitos foram trazidos ao Brasil para serem escravos no período colonial.
A educação
também é outro ponto bastante interessante, pois no começo da educação no
Brasil a religião estava bastante presente, sendo assim a educação possuía
grandes restrições e frequentemente ensino forçado, ao qual muitas vezes se
utilizava mecanismo para realizar agressões contra os alunos e força uma
aprendizagem que seguidamente era vista como punitiva e não como iniciativa ou
apoio ao desenvolvimento do aluno.
Vale
salientar a participação da igreja no período do Brasil Colônia que deixou
resquícios até os dias atuais,pois o Brasil é um dos países mais católicos do
mundo. Sendo assim demonstrando resquício da formação social, cultural e
cognitiva do Brasil. A igreja não só possibilitou novos estudos, mas
também utilizou mecanismos como cartilhas, reconhecimento e apropriação da
linguagem indígena para catequizá-los e também o ensinamento da escrita e
leitura básica tanto para o índio como também para os escravos.
Por
conseguinte o período do Brasil colônia trouxe acontecimentos que foram
importantes, mas que tiveram acontecimentos dolorosos e punitivos, ao qual
nesse período nem todos tinham direito a educação e se caso tivessem a igreja
tinha como princípios a teologia e algumas metodologias que punia a formação do
conhecimento do indivíduo no processo de aprendizagem. Sendo assim muitos
escravos e índios tiveram grandes dificuldades tanto para aprender a escrita e
a fala como também para conseguirem ter sua liberdade ou conquistá-la através
do dinheiro.
Desenvolvimento
textual
A educação é um dos mais importantes mecanismos
para a evolução de novos conceitos e aprimoramento pessoal, desta forma a
construção de novas perspectivas pode auxiliar na evolução da sociedade. A
igreja no Brasil colônia teve uma grande importância na formação do
conhecimento, mas mesmo sendo algo voltado para a religião, muitos
conhecimentos puderam ser adquiridos, tanto pela formação dos padres jesuítas,
pois necessitava de conhecimentos como, por exemplo, estudar a linguagem
indígena e o comportamento dessa sociedade e entre outros conhecimentos que
foram explorados para catequizar os índios, sendo assim conhecendo a cultura
indígena. Vale salientar também os escravos que possuía como educador jesuíta
que auxiliava na formação da linguagem brasileira.
A contribuição da educação jesuíta aos brasileiros
deixou marcas em nossa formação social e cultural. Um grande exemplo desses
resquícios são as estátuas de santos que algumas escolas possuem, a forma como
o catolicismo influencia a sociedade através da religião em nossa formação
social. Sendo assim contribuições positivas como o desenvolvimento da educação
no período colonial que acabou auxiliando no desenvolvimento de novas concepções
da população brasileira, mas o lado negativo foi posicionamento da igreja para
a cauterização, pois muitas vezes os indígenas e escravos eram obrigados a
aprender uma nova forma de comunicação.
“No campo da educação cristã, prevalentemente para a catequese dos
índios e negros, segundo Martins Terra (1988), os jesuítas procuravam aprender
as suas línguas e elaborar catecismos, e, quanto aos escravos africanos, havia
uma espécie de intercâmbio entre a Província do Brasil e as missões de Angola,
tendo alguns estudantes do Colégio de Luanda sido escolhidos para serem
missionários no Brasil. Alguns deles elaboraram catecismos e manuais de
instrução na língua dos negros.” (CASIMIRO, 2009, p.98)
Vale salientar que no período do Brasil Colônia o
ensino era algo que criava mecanismo de aplicação de conteúdos ao quais os
índios e os escravos recebiam o básico e as elites que possuíam mais dinheiro
recebia uma educação bastante formal e com ensino da religião para a formação
de grandes pensadores. Um ponto bastante interessante é e que até os dias
atuais reflete esse posicionamento sobre os cursos que no período do Brasil
Colônia a formação Universitária era mais voltada para os cursos de direito e
medicina, mas essa formação era feita na universidade de Coimbra. Nos dias
atuais esses cursos são os mais concorridos e que foram um dos primeiros a
serem ofertados na formação acadêmica para os brasileiros.
A teologia também foi bastante presente na formação
cultural do Brasil. Atualmente o Brasil um dos países mais católicos do mundo e
com a chegada dos portugueses essa formação católica logo se apropriou da
formação cultural brasileira criando resquícios que até os dias atuais temos em
nossa formação cultural e com a aplicação da teologia nas instituições de ensino
esse reforço cultural influenciou na formação de conhecimento, pois os
acadêmicos buscavam estudos para reforçar a formação do conhecimento católico.
Outro fator importante eram os conventos que
auxiliava as meninas sobre a educação. O grau de ensino no Brasil Colônia
trazia variações em sua estrutura educacional. Ao quais as mulheres do convento
possuía uma diferença na educação, pois a mulher era vista como submissão ao
homem e não superior ou igual a ele, pois se recebesse muita educação ficaria
superior aos homens.
“Devemos lembrar, ainda, a educação religiosa
ministrada nos conventos, irmandades, ordens terceiras, engenhos e paróquias.”
(Casimiro, 1996). Essa educação era severa e obrigatória. Sendo assim a
educação religiosa era prioridade na educação e bastante dolorosa, pois a
igreja era bastante presente na formação da sociedade e tinha alto grau de
disciplinas que eram bastante rígidas e muitas vezes dolorosas. Castigos como a
palmatória e entre outras formas de repressão eram bastante usados naquele
período do início da educação. Esses fatores de opressão muitas vezes
dificultavam na formação do conhecimento. Muitos alunos possuíam grandes
dificuldades na forma do conhecimento, pois os que mais sabiam tinham
privilégios, pois eram aplaudidos diante das respostas. Vale salientar que a
idade média utilizava esse método, mas já no Brasil, mesmo na idade moderna,
continuou essa maneira de prejudicar os aprendizes.
A escravidão no Brasil foi algo bastante doloroso e
que acabaram milhares de pessoas morrendo. O etnocentrismo acabou devastando
milhões de indígenas. No começo da colonização os índios foram mecanismos
importantes para a colonização dos portugueses no Brasil, mas ao passar dos
anos a coisa piora, pois tentam transformar os indígenas em escravos,
entretanto não conseguem, pois os indígenas fugiam pelas matas. Esses indígenas
no começo descoberta do Brasil sofreram bastante, pois não visa essa dolorosa
conquista feita por outros colonizadores. Por isso a educação vinha para tentar
ajudar de certa forma a população indígena para combater esse sistema que foi
opressor.
A chegada dos jesuítas ao Brasil foi bastante
conturbada, pois não sabia como seria sua adaptação ao Brasil, pois existia o
forte calor , as matas que eram bastante perigosas, mas ao decorrer do tempo
souberam lidar com a população 4 indígena, portuguesa e entre outros povos que
acabaram influenciando a formação da educação com o catolicismo, estabelecendo
mecanismos educacionais ao qual visa uma diversidade de conteúdo para cada grupo
que eram os negros, os brancos, os pardos , os indígenas e entre outros povos
que acabou auxiliando no desenvolvimento da educação no Brasil.
" Em 1750, apogeu numérico e véspera da
reviravolta pombalina, havia 22.126 jesuítas, 37 províncias e 1 vice província,
25 casas de profissão, 578 colégios e 150 seminários. "( CASIMIRO, 2009,
p.90) Com os bons tempos e a perseverança do trabalho dos jesuítas muitas
reviravoltas houveram, sendo assim um avanço tanto para a educação teológica
como também para a evolução das influências da religião na sociedade. A
pedagogia inaciana foi outros importantes mecanismos adotados para a formação
do conhecimento no Brasil colônia, essa prática pedagógica permitiu que alguns
princípios como a educação e a religião causando impacto na formação
educacional do indivíduo.
“Os jesuítas procuravam aprender as suas línguas e elaborar catecismos,
e, quanto aos escravos africanos, havia uma espécie de intercâmbio entre a
Província do Brasil e as missões de Angola, tendo alguns estudantes do Colégio
de Luanda sido escolhidos para serem missionários no Brasil. Alguns deles
elaboraram catecismos e manuais de instrução na língua dos negros.”(CASIMIRO,
2009, p.97)
É interessante ressaltar que a educação tanto para
o indígena e tanto para os africanos eram feitas estudos para a educação se
enquadra no seu conceito, pois os jesuítas estudavam a língua dos indígenas
para ensinar de maneira melhor e os negros eram trazidos pessoas qualificadas
da África para catequizá-las aqui no Brasil. Desta forma a comunicação e a
catequização chegava a todos os meios sociais. A elaboração de cartilhas também
era outra função que a sociedade jesuíta trazia para a formação do
conhecimento, pois eram feitas cartilhas com especificidades tanto para quem
iria aprender como também para quem iria ensinar, demonstrando assim um estudo
contínuo. As cartilhas para as pessoas que iriam 5 aprender eram com bastantes
ilustrações, pois demonstrava com mais facilidade o que deseja passar para as
pessoas.
O iluminismo também trouxe novas concepções para a
educação, abrangendo mecanismo que facilitou no desenvolvimento de novos
paradigmas na sociedade. O iluminismo em sua vertente possui como visão uma
inovação e abertura de novos conceitos sobre certos assuntos. No Brasil colônia
algumas concepções sobre o iluminismo demoraram a chegar. O iluminismo pregava
a liberdade de expressão, das ideias e entre outros conteúdos que buscavam
novas metodologias para a inovação da humanidade.
Vale salientar a pedagogia aplicada no mundo que era
diferente do Brasil, pois após o iluminismo novos métodos de ensinamento foram
aplicados, desta forma em muitas vezes eram descartadas a possibilidade da
religião com a educação, mas em tempos diante a educação acaba criando um
estabelecimento com a educação que outrora não queria por perto. Mesmo nas
escolas no período do Brasil colônia muitas mudanças foram alcançadas diante do
iluminismo de certa forma acabou auxiliando no desenvolvimento da educação
católica.
Por conseguinte a descoberta do Brasil aconteceu já
na idade moderna, ao qual a valorização da infância começa a surgir, mas vale
salientar que no Brasil esse período ainda é bastante conturbado e muitas
teorias e métodos educacionais demoraram a ser efetivados no Brasil. De fato a
educação trazida pelos portugueses mesmo no período do iluminismo era bastante
ultrapassado que acabou deixando resquícios na formação da sociedade. Vale
salientar que o ensino público no Brasil foi algo que se construiu aos poucos
com bastante lentidão.
Considerações
finais
Ao realizar este presente artigo é
perceptível como o processo educacional evoluiu, mas grandes conquistas podem
ser alcançadas, pois a educação está em constante transformação como a
sociedade brasileira, pois grandes processos como a Igreja, educação e a
escravidão, deixaram grandes conhecimentos mesmo sendo um processo doloroso e
tenebroso.
Sendo assim é interessante o
simples fato da educação ajudar na formação do conhecimento, mas ao longo dos
anos era algo bastante restrito e que nem todos poderiam ter a educação, mas
com o passar do tempo a educação vai criando novos parâmetros até atingir os
dias atuais.
Com o passar do tempo fatores como a
idade também influenciam no desenvolvimento da educação e as novas percepções
pedagógicas acabam adquirindo uma separação por idades. Até os dias atuais a
separação de alunos por idade ou a idade certa para os alunos é bastante
presente na sociedade contemporânea, o simples fato de comparação muitas vezes
acaba frustrando os alunos. Pois a diversidade do conhecimento e aprendizagem é
diferente e essa mistura de idades, pode render frutos bastante positivos.
“O processo histórico permite visualizar como
crianças e adolescentes foram, ao longo do tempo, envolvidos em relação de
agressões e maus tratos por diversas instituições sociais.” (FALEIRO, 2008,
p.15).É interessante perceber que crianças nessa
formação social, pois até certo tempo a criança era vista como um homem e não
como uma criança. Em meados do século atual a criança começa a ter mais visibilidade
na sociedade, sendo assim mais cuidados com a formação desses indivíduos, pois
são essas crianças que iram estabelecer mecanismo inovadores e dá continuidade
para a sobrevivência humana.
Por conseguinte o ensinamento é
um fator que ao longo dos anos foi ganhando novas percepções e a psicologia
acabou sendo atrelada a esses fatores, na idade moderna novas atribuições são
atreladas a educação e ao aluno. Teorias começaram a surgir criando estudos
dessa relação aprendizagem e conhecimento, sendo assim a teorias pedagógicas
começaram a trazer para a sala de aula a visão do conteúdo com a prática. Uma
interação entre a formação e a aprendizagem começou a criar novos rumos,
atualmente muito dos conhecimentos utilizados para o acompanhamento dos alunos
e essas técnicas facilita no reconhecimento das dificuldades que cada um
possui. Sendo assim a importancia de novos mecanismos que acaba auxiliando no desenvolvimento do
aprendizado e do aprendiz, contribuindo assim para as duas vertentes e que
colaboram para processos que antigamente tinham certos resquícios sobre
conteúdos que cercavam a humanidade.
Referência
Lucas Paes do
Amaral é Graduando no curso de licenciatura em história pela Universidade
Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Email: lucaspaes132@gmail.com
FREIRE, Luis
Gustavo Lima. Educação colonial em
Pernambuco: um estudo de caso. In: Revista História da Educação – RHE Porto
Alegre v. 15 n. 34 Maio/ago. 2011 p. 45-57.
CASSIMIRO,
Ana Palmira Bitencourt Santos. Igreja,
Educação e Escravidão no Brasil Colonial. In: http:// periodicos.uesb.br
/index.php /politeia /article /viewFile /224/ 242
Educação no Brasil Colonial. Link do
YoTube one o video está disponivel: https://www.youtube.com/watch?v=MBhHRLPalWk
FORMIGONI,
Beatriz de Morais Salles. Da Idade Média
a Idade Moderna: um panorama geral da história social e da educação da criança.
In: https:// periodicos .fclar.unesp .br/tes /article / viewFile
/9523/6313.
JUNIOR,
Magno Leal de Britto. Escola
Tradicional. Disponível em: . Acessado em: 25 de Janeiro de 2019.
Boa noite, Lucas!
ResponderExcluirDe fato a igreja e a educação tiveram grande importância na formação do Brasil. Desta forma, atualmente, a educação brasileira ainda possui resquícios dessa estrutura de relação entre a igreja e a educação? se existe, qual o seu ponto de vista em relação a esta estrutura?
Ass. Ana Francisca de Lima Alves
Prezada leitora,
ExcluirDe fato a igreja teve grandes poderes sobre o saber da estrutura da educação brasileira e a resposta para a sua primeira bastante interessante, pois ainda temos resquícios da influência das igrejas nos dias atuais. É perceptível o quanto existem escolas católicas e até mesmo nas públicas muitas utilizam imagens de santos e santas. Em sua segunda pergunta a estrutura de relação entre a igreja e a educação foram importantes, pois muitos conhecimentos foram adquiridos, mas essa educação, logo no Brasil colônia foi algo que prejudicava a aprendizagem, mas muitos jesuítas, por exemplo, utilizava meios menos cruciais para uma educação. Sendo a igreja deixou coisas positivas como negativas.
Espero que tenha compreendido.
Ass: Lucas Paes do Amaral
Caro Lucas Amaral,
ResponderExcluirobrigada pelo retorno!
E, parabéns pela produção!
Ass. Ana Francisca de Lima Alves
Boa noite.
ResponderExcluirSua abordagem é de suma importância para a compreensão das relações que se estabeleceram entre Igreja e educacao no Brasil. Parabéns pelo trabalho!
Entretanto, em alguns trechos tornou-se dificultoso o entendimento das suas ideias, devido falhas de concordância, coesão e coerência. Acredito que uma revisão seria válida e necessária.
Bem, você mencionou o fato do Brasil ter uma maioria de religião católica. Acrescento ainda que em alguns lugares do Brasil (principalmente interiores), existe a tradicao de rezar/orar e venerar a imagens de santos católicos antes da entrada dos alunos e professores em sala, a escola onde trabalho é um exemplo.
Nesse sentido, que metodos o professor de História poderia utilizar pra abordar e problematizar a presença das ordens religiosas nesse contexto que o seu trabalho contemplou, apresentando seus pontos positivos e negativos?
Maria Fabiola da Silva
mariafabioladasilva@yahoo.com.br
Prezada Leitora,
ExcluirMuito obrigado pelo seu ponto de vista e sua avaliação é de extrema importância para a construção do meu trabalho.
Os métodos que podem ser abordados pelos professores em sala de aula com os alunos seria criar uma relação de entre o passado eo presente, demonstrando assim fatores que podem trazer perguntas como a igreja o poder da igreja na sociedade atual,o governo também pode ser alvo de crítica e até as formações acadêmicas elas ainda possuem essa ligação com o catolicismo. É preciso fazer com a que a população questione as influências do passado com o presente, sendo assim trazer questionadores sobre o tempo e de como ele formula a nossa formação do cotidiano.
Positivo: É o fato das pessoas criar uma relação do passado com o presente, demonstrando assim a formação da sociedade, conhecimentos e até costumes, pois é importante essa relação de conhecimentos históricos e empíricos.
Negativo: É que para muitas instituições e até pessoas não gostam de fazer essa reflexão sobre fazer o aluno refletir seu posicionamento, diante do contexto histórico. Para muitos a história é vista como algo que é só decoração de datas e acontecimentos e não deste jeito. As instituições de ensino necessita trazer o pensamento crítico sobre a diversidade de acontecimento e que pode refletir em seu cotidiano e não só decoração.
Espero que tenha compreendido.
Ass: Lucas Paes do Amaral
Agradeço o retorno e a resposta satisfatória!
ResponderExcluirMaria Fabíola da Sikva
Silva*
ResponderExcluirSilva*
ResponderExcluir